top of page

Mococa, uma região endêmica para câncer.

Há muito tempo ouço dizer que é a água de Mococa que causa câncer nas pessoas que vivem nesta cidade, outros dizem que é a energia deste local que não é boa e também vários outros comentários, tentando explicar porque o índice de câncer em Mococa é tão alto. Esses comentários que ouvi minha vida toda são uma grande bobagem, primeiro porque a água de Mococa é uma das melhores águas que existem e só faz bem pra saúde, segundo acho melhor nem comentar as outras suposições porque a voz do povo é a voz da ... bom deixa pra lá, as reticências são o mistério de tudo, falam por si só e cada um julga e interpreta as coisas ao seu modo.

"A mulher de Mococa", escultura de Bruno Giorgi. Crédito foto: Keka.

Depois de muito tempo atuando na clínica veterinária Sta Inez em Mococa, há 25 anos; sempre observei estes comentários e ficava pensando no porque de tudo isso. Hoje posso afirmar com certeza, conhecimento de causa e muito estudo, a origem de tantos casos de câncer em Mococa e região. Algumas bactérias com características de vírus (porque conseguem penetrar nos glóbulos brancos) estão muito presentes no nosso cotidiano e até mesmo em nossos lares... Vou dizer aqui quais são elas e o porque estão envolvidas no problema, podendo ser comparadas a um assassino silencioso (porque não são diagnosticadas na medicina humana). Além de vetores, os carrapatos e pulgas são verdadeiros reservatórios de Ehrlichia e Mycoplasma na natureza, uma vez que todas as fases evolutivas no ambiente, são capazes de permanecer infectadas meses ou anos à espera de um hospedeiro, garantindo um foco endêmico prolongado (Mococa e região). A maioria das espécies parasitavam exclusivamente animais silvestres (capivaras). A história mostra que algumas destas espécies, antes confinadas ao ambiente silvestre (ratos), são vetores de zoonoses emergentes. Por ser uma doença atípica (imita os sintomas de outras doenças) e dependendo de como está o sistema imune do indivíduo e de quão crônico o estado, essas bactérias podem ser a causa não só de câncer e leucemia, mas de outras enfermidades como Lúpus Eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, AVC (acidente vascular cerebral hemorrágico), cirrose hepática, insuficiência renal entre outras... Devido ao rápido espalhamento dessas bactérias a vida toda em Mococa e região e publicidade inadequada , na minha opinião a grande falha tem sido o não reconhecimento dessas terríveis bactérias. Aproveitando o ensejo, quero falar de uma palavra que também ouço muito em Mococa que é a tal da virose. Confesso que isso me irrita profundamente. Quando o remédio falha ou não sabem o que é ,o diagnóstico não falha: é uma virose! Voltando a falar mais sério ainda o período de incubação é de aproximadamente 14 dias. O estágio agudo ou prematuro dessas bactérias (imita infecção virótica) sintomas muito súbitos e que, às vezes passam despercebidos. O estágio clínico (40-120 dias) e o estágio crônico (trombocitopenia). Trombocitopenia é a baixa de plaquetas no sangue. Só pra lembrar quando você vê isso num hemograma é porque o estado já está crônico. Que sirva de ensinamento para veterinários e médicos que estejam lendo isso agora! Uma vez que o estágio crônico foi atingido, essas bactérias já se instalaram na medula óssea. Neste ponto os danos são praticamente irreversíveis. Essencialmente, essas bactérias paralisam o sistema imunológico através da função básica da medula óssea. Só pra todos saberem, Ehrlichia e Mycoplasma são rapidamente transmitidas através de transfusão sanguínea.

Parafraseando, "a única DOR fácil de suportar, é a DOR alheia". Muitas famílias estão passando por vários momentos difíceis neste momento, perdendo entes queridos, crianças doentes por um problema que seria facilmente evitado se tivéssemos um programa de prevenção e orientação da população. Se eu posso te dar um bom conselho é passar repelentes principalmente nas crianças quando forem passear nesta praça em destaque na foto. Cabe aqui uma atualização em câncer pelo hospital Jhon Hopkins, US. 1) Toda pessoa tem células cancerosas dentro do seu corpo. 2) Células cancerosas ocorrem entre 6 ou mais que 10 vezes no tempo de vida da pessoa. 3) Quando o sistema imunológico da pessoa é forte, as células cancerosas serão destruídas e impedidas de se multiplicarem e formar tumores. É aí que eu sempre falo que o grande problema acontece! Ehrlichia baixa a imunidade do indivíduo e se ele tiver um episódio de células cancerosas neste momento ele vai desenvolver o câncer. É justamente por isso que Mococa é uma região endêmica pra câncer. Este é o ponto! Portanto o melhor remédio é a prevenção! Não podemos ter animais errantes pelas nossas ruas justamente por serem reservatórios dessas bactérias. Devemos proteger nossos animais de estimação contra pulgas e carrapatos. Na minha opinião, pulgas são mais rápidas e estão presentes em quase todos os lares de Mococa (que isso sirva de exemplo para outras cidades). Ehrlichia e Mycoplasma são um risco para seu melhor amigo (pets) e para sua família! "Afastando-se a doença dos animais... Está sendo posta a salvo a saúde do homem". O diagnóstico tem que ser precoce para que o tratamento adequado surta efeito, pois quando se torna crônico, o prognóstico é sombrio e desfavorável.

"Não é suficiente que saibamos, precisamos também aplicar; Não é suficiente que tenhamos boas intenções, devemos também agir". GOETHE

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page