Anti-inflamatórios, eis a questão: utilizá-los ou não?
Já faz um bom tempo que quero escrever sobre este tema e hoje acho que vou conseguir, simplesmente pelo fato de serem amplamente receitados pela maioria dos profissionais veterinários e também pela auto-medicação de alguns donos de pets, talvez pela má orientação ou porque ouviram dizer que é bom. Isso não importa e sim as consequências que podem causar...

Crédito foto: Francisco Giglio.
Glicocorticóides X AINEs (Anti-inflamatórios não esteróides)
Os glicocorticóides são os mais poderosos fármacos atualmente disponíveis para o tratamento das doenças inflamatórias, entretanto seu uso está associado a efeitos tóxicos significativos. Os corticosteróides são metabolizados no fígado. Sempre estou vendo receitas de outros profissionais e fico estupefato! Sim, isso mesmo; assombrado! O pessoal tem a capacidade de receitar corticóides em cirurgias (interferem na cicatrização), fraturas (inibem a função dos osteoclastos), feridas e etc... sem comentários. Também receitam os corticóides associados aos AINEs . Juro que queria saber por que razão, sendo que os dois são anti-inflamatórios. Curioso, não? Já vi veterinário tratando um Weimaraner com corticóides por exatamente 2 anos. Uma aberração!!!! Coitado desse cachorro. A outra classe desses medicamentos, os AINEs são muito perigosos. Eles podem causar úlceras estomacais, risco de eventos tromboembólicos , tromboses, aumentam a doença cardíaca e os acidentes vasculares encefálicos, insuficiência renal aguda e podem ocorrer eventos cardiovasculares.

Cachorra Madonna, raça Boxer com as quatro patas inchadas. Caso gravíssimo de trombocitose induzida pelo uso excessivo de AINEs . O hemograma abaixo comprova o que estou falando.

Observar a contagem de Plaquetas extremamente alta (trombocitose). Essa cachorra correu sério risco de ter uma embolia pulmonar talvez... Os rins estavam normais...

A tragédia é que muitos desses animais poderiam ter tido uma vida boa sem AINEs, mas o marketing seduziu a maioria para usarem AINEs para praticamente todo tipo de dor, ajudado por veterinários e balconistas prostituídos. Escutei várias vezes que "a vida é muito longa para sentir dor", daí eu completo: "e curta demais para morrer de infarto ou ficar fazendo hemodiálise". Temos que ter muita cautela e evitar ao máximo o uso de tais medicamentos. A Madonna está em tratamento e se recuperando bem.