top of page

Duque, um Fox Terrier com alma de guerreiro.

Na manhã do dia 12/06/2017 o Fox Terrier, bicolor, chamado Duque, foi trazido na clínica veterinária Sta Inez as pressas devido a tamanha gravidade dos ferimentos. Duque foi atropelado e passou a sua pior noite com certeza, numa curva de nível na fazenda, numa das noites mais frias do ano e como se não bastasse, de cabeça para baixo. O funcionário da fazenda que o atropelou e não prestou socorro, foi demitido imediatamente.

Os ferimentos foram graves, contaminados por terra e capim, múltiplas fraturas no úmero e choque hipovolêmico. Ele estava com muita dor realmente. Após anestesia geral e limpeza das feridas fizemos a cirurgia do úmero.

Este cãozinho já passou por poucas e boas quando foi mordido por um Rottweiller arrancando literalmente um pedaço de sua mandíbula, causando feridas abdominais e no focinho; e também nos testículos que tiveram que ser removidos. As vezes fico me perguntando como ele aguentou tudo isso e agora se encontra lutando entre a vida e a morte? Com certeza ele deve ser muito forte e guerreiro...

Ele ficou assim após todos os cuidados . Foi medicado para a Dor e tomou também antibióticos potentes, o que não evitaram uma pneumonia gravíssima após 9 dias. Tivemos que utilizar outros antibióticos específicos para pulmões. O tratamento surtiu efeito e o Duque estava novamente lutando por sua sobrevivência. Voltamos a utilizar os antibióticos anteriores para evitar novas infecções principalmente na cirurgia do úmero. Aos poucos fomos retirando os curativos, removendo os pontos das cirurgias, limpando as feridas e principalmente medicando a Dor. Ele voltou a se alimentar bem devagar e hoje está se alimentando normalmente. Temos que ressaltar o trabalho do Itamir, funcionário da fazenda, porque sem ele este cão não sobreviveria. No dia 14/08/2017, segunda-feira, retiramos o pino intra-medular e a tala do úmero. O úmero está totalmente consolidado, graças a Deus! Apesar de suas várias cicatrizes e ainda mancando um pouco, o Duque esboça um ar de gratidão e grande felicidade por estar vivo e muito bem. Não tive como fotografar esta grande recuperação por causa da agenda, mas prometo que farei um vídeo no próximo retorno. Postei isso porque além dos conhecimentos veterinários que o salvaram, não seriam suficientes sozinhos. O amor e os cuidados do Itamir foram cruciais para o sucesso do tratamento. "... pois o segredo do cuidado com o paciente está em cuidar do paciente." ( Francis W. Peabody, 21 de outubro de 1925).



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page